sexta-feira, 2 de julho de 2010

Filme 1- Viagem à Lua (Le Voyage Dans La Lune)

Começando então o primeiro post oficial do 1001 filmes, damos partida com o primeiro filme "Le Voayage Dans La Lune". Não foi difícil encontrá-lo no youtube- na verdade, há vários vídeos do filme, alguns com narração em inglês, outros em espanhol...A versão que eu assisti é essa que posto em seguida, sem narração mas com trilha sonora adicionada em 2006.





Apesar de bem curtinho, foi bem divertido assistir ao filme! O "Viagem à Lua" pode ser considerado o primeiro filme de ficção científica da história. O filme data de 1902 e por isso podemos ficar de queixos caídos por causa dos efeitos mais que especiais para a época utilizados pelo diretor George Meliés. De acordo com Schneider (autor do 1001 filmes....): " A obra faz corajosas experiências com algumas das mais famosas técnicas cinematográficas, como superposições, fusões e práticas de montagem que seriam amplamente utilizadas no futuro." Adoro os precursores!

Para os amantes do sci-fi, é interessante observar como toda essa história de extraterrestres, viagens à lua e espaço sideral sempre instigou a audiência. Eu imagino que tipo de repercursão o enredo deve ter tido naquele tempo quando mostra alienígenas atacando terráqueos na Lua (com L maiúsculo sim, porque ela está personificada no filme;-] - coisas de estudante de letras).

Começamos bem nossa jornada por 1001 filmes! Agora só faltam 100 ;-)

ps: nos vídeos relacionados no youtube, descobri o clip de Tonight, Tonight do Smashing Pumpkins que faz total referência a Le voyage dans la lune

http://www.youtube.com/watch?v=XQSxwzOngMU

ps2: me lembrei que um dia eu já gostei de Smashing Pumpkins =)

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog

    vou ver se eu assisto esse filme

    bjus

    me visite

    ResponderExcluir
  2. Amo tudo que vc escreve.
    E adorei essa sua ideia do blog.
    Te amooooooooooooooooooo
    Beijo

    ResponderExcluir