sexta-feira, 23 de julho de 2010

Filme 4- Les Vampires Partes 3, 4 e 5

Segundo o wikipedia:

"Um filme mudo é um filme que não possui trilha sonora de acompanhamento que corresponde diretamente às imagens exibidas, sendo esta lacuna substituída normalmente por músicas ou rudimentares efeitos sonoros executadas no momento da exibição. A idéia de combinar filmes com sons gravados é quase tão antiga como o próprio cinema, mas antes do fim dos anos 20, a maior parte dos filmes eram mudos devido a inexistência de tecnologia para tornar isso possível."

Essa overdose inicial de filmes mudos que venho provando me fez pensar sobre o que era realmente necessário para se fazer um filme naquela época. Considerando que sou bastante leiga no assunto, minha opinião é validada somente pelas impressões que tenho tido. Umas das principais características dos chamados silent movies é a linguagem corporal. Uma vez que eles não poderiam utilizar o recurso da fala para expressar o que acontecia em cada cena, se você decidir assistir um filme mudo perceberá o quão exaustiva é a movimentação corporal que cada ator realiza. Devia ser realmente difícil expressar através de movimentos o que expressamos tão facilmente através das palavras.

Se eu tivesse então que escolher o segundo elemento mais importante para um filme mudo, seria o roteiro. Seria praticamente impossível compreender uma história que não tivesse coerência e coesão quando ela fosse contada somente por imagens. O roteirista deveria manter na mente uma espécie de linha de pensamento, pra que a coisa não ficasse toda sem pé nem cabeça. Assistindo Les Vampires, dá pra perceber que havia uma linha de pensamento específica- mesmo porque o filme é divido em episódios, sendo assim deve ter uma continuidade não é mesmo? Eu sei que até os dias atuais o roteiro é parte essencial dos filmes, mas acho interessante ver que naquela época ele deveria ser ainda mais impecável para que não houvesse falhas.

Acho que a terceira característica notável dos filmes mudos é a música. Dei uma olhada no google e descobri que as primeiras exibições dos filmes, realizadas pelos irmãos Lumiere, eram acompanhadas por música ao vivo- um pianista ficava tocando junto com o filme. Achei isso sensacional, de verdade! Mostra como as pessoas realmente sabem utilizar os recursos que lhe são disponíveis no seu tempo da melhor forma. Confesso que são as músicas que mais têm me ajudo a assistir aos filmes.

Por último, uma coisa que notei mais claramente em Les Vampires está relacionada com o tom da tela. Quando assisti The Birth of a Nation o filme foi todo em preto e branco, mas Les Vampires varia entre as cores verde, azul, avermelhado e até amarelo. Ainda no wiki (que está se mostrando muito útil para esse post), descobri que a cor azul era utilizada para indicar noite, amarelo significa dia, vermelho era fogo e a cor verde estabelecia um tom de suspense. Legal , né? =)

Deixando um pouco de lado a seriedade do post, devo informar que já assisti até a parte 5 de Les Vampires. Falta a metade para terminar e gostaria muito de consegui-lo até o fim das férias (ou seja, até domingo). Até lá vou mantendo todos informados, mas posso dizer que esse filme até que vem surpreendendo. Como já disse, deve ser o elemento suspense presente em todas as partes- agora, vou prestar mais atenção se o tom verde é bastante usado =)




Nenhum comentário:

Postar um comentário